A CERCIESTA tem mais três veículos de divulgação em funcionamento.
Para além do nosso blog, estamos presentes na rede através de uma página no Facebook, Youtube e o site oficial.
Visite-nos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Campeonato da Europa Open de Natação DSISO Sindrome Down

Foi entre os dias 17 e 23 de Setembro que Estarreja assistiu ao 2º Campeonato da Europa Open Natação direcionado exclusivamente para nadadores portadores de trissomia no cromossoma 21. Um evento desportivo de qualidade superior com a presença de 13 delegações (Brasil, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Kosovo, República da Croácia, República da Turquia, Suécia e Portugal) e cerca de 300 participantes entre nadadores, delegações, organização e voluntários. A Seleção Portuguesa, teve uma prestação exemplar, tendo conquistado 32 medalhas (12 Ouro, 13 Prata, 7 Bronze) e alcançou 25 recordes da europa e 4 recordes do mundo. Esta foi sem dúvida uma competição que promoveu e fez refletir toda a comunidade sobre, e neste caso em particular, as verdadeiras capacidades dos portadores de síndrome de Down. Estas capacidades estão claramente subavaliadas e que a superação de barreiras também tem de acontecer do lado oposto. Só quando acreditarem que todos são capazes é que o preconceito passa a inclusão.
Para além da admirável vertente desportiva, este campeonato foi sem dúvida uma grande jornada de sensibilização e integração social. Foi também neste sentido que a CERCIESTA se associou e tornou-se parceiro na organização do campeonato. Desde o dia 25 de Setembro de 2012 que os clientes, colaboradores e Direcção estiveram nas mais diferentes formas, envolvidos no campeonato:
  • Elaboração na oficina de costura, das flores de cartão para oferecer nas cerimónias de pódio.
  • Elaboração na oficina de pintura, do azulejo alusivo ao 2º campeonato da europa para oferecer a cada participante e comitiva.
  • Elaboração na oficina de tecelagem, de uma peça de tapeçaria (individual de cozinha) para oferecer a cada participante e comitiva.
  • Elaboração na oficina de carpintaria, das placas descritivas de cada delegação para a cerimónia de abertura
  • Elaboração nas oficinas de carpintaria e pintura, de uma taça com o corpo de madeira e o vaso em olaria pintado pelo cliente Romão, para oferecer a cada delegação.
  • Organização e elaboração da cerimónia de abertura, realizada no Cine-Teatro de Estarreja. Na cerimónia houve a encenação de dois quadros representativos das tradições e dos ofícios regionais (o ciclo do pão, desde a desfolhada do milho até à conceção da broa de milho e a representação da arte Xávega). Tentou-se transmitir às 13 delegações que nos visitaram o que é Estarreja e a génese das nossas gentes. Este espetáculo envolveu cerca de 20 clientes da CERCIESTA e dois convidados (acordeão e voz) numa performance, por todos aclamada e que se tornou num dos momentos mais altos campeonato.
  • Decoração e preparação do salão da Gala de Encerramento, com motivos tradicionais e regionais, fazendo a ponte entre a representação exibida no espetáculo de abertura e o jantar que demarca o fim da competição
  • Garantia da coordenação local dos meios envolvidos no evento e pela organização protocolar das cerimónias. Para além da cerimónia de abertura e o jantar de gala de encerramento, as ações protocolares aconteceram ao longo de todo campeonato durante as cerimónias de pódio. Para este momento estiveram envolvidos 6 clientes da CERCIESTA que vestidos a rigor, com os trajes etnográficos, foram responsáveis pela entrega das medalhas aos nadadores vencedores.
  • Disponibilização para a organização de uma carrinha de 9 lugares a tempo inteiro e do nosso autocarro para transporte de delegações de e para o aeroporto, entre o hotel e o complexo de desporto e lazer e para a festa de encerramento nos Jardins da Ria.
  • Disponibilização de fisioterapeuta o tempo inteiro para acompanhar a Seleção Portuguesa durante o período da competição e no estágio que precedeu o Campeonato. E como instituição parceira na organização propiciou-se a que a médica oficial das competições tenha sido um elemento da Direção da CERCIESTA.
Esta foi sem dúvida um dos maiores eventos que Estarreja já acolheu. A CERCIESTA esteve presente e foi um parceiro ativo, demonstrando que não existem barreiras que não possam ser superadas. Todos os dias tentamos avançar para diminuir cada vez mais as distâncias.